Marca indeferida no INPI: conheça os principais motivos

Quem já ouviu falar em registro de marca junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) certamente também já escutou sobre a possibilidade do tão temido indeferimento.

Registrar uma marca é o sonho de muitos empreendedores: ver o pedido aprovado e receber o certificado que garante exclusividade e proteção em todo o Brasil. No entanto, nem todos chegam lá: o INPI pode negar o registro por diversos motivos, e conhecer essas causas é essencial para evitar prejuízos e retrabalhos.


O indeferimento de um registro de marca no INPI acontece quando a marca não atende aos critérios legais ou formais exigidos. Os motivos mais frequentes são:

Se já houver uma marca idêntica ou parecida registrada na mesma classe de produtos ou serviços, o INPI nega o novo pedido para evitar confusão entre os consumidores.

Marcas que não se destacam, que são comuns ou descritivas, não são aceitas. É por isso que a pesquisa de viabilidade (também chamada de busca prévia) é uma etapa essencial antes de protocolar o pedido. A Reluz realiza a pesquisa da sua marca de forma gratuita, clique aqui.

Pedidos sem documentos obrigatórios — como procuração — ou com informações incorretas podem ser indeferidos ou gerar exigências formais do INPI. Deixar de responder exigências ou não pagar taxas dentro dos prazos estabelecidos leva ao indeferimento automático.

Quando o sinal solicitado se enquadra nas proibições previstas pela Lei nº 9.279/96 (Lei de Propriedade Industrial – LPI), o INPI não pode conceder o registro.

O artigo 124 da LPI lista 23 hipóteses de sinais que não podem ser registrados como marca, situações nas quais o pedido da marca será indeferido, por se tratar de marcas não registráveis. Veja as principais:

É o motivo mais recorrente de indeferimento. A marca precisa ser inédita dentro da classe de produtos ou serviços em que será registrada, não pode ter marcas iguais similares anteriores na classe pleiteada.

Marcas que apenas descrevem o produto ou serviço (por exemplo, “Loja do Sapato” para uma loja de calçados) são consideradas comuns e, portanto, não podem ser registradas.

Locais e regiões não podem ser registrados como marca, já que há uma categoria própria para isso: a Indicação Geográfica.

Brasões, bandeiras e emblemas de órgãos públicos ou entidades internacionais são de uso restrito e não podem ser apropriados como marca.

Palavras ou imagens consideradas ofensivas, discriminatórias ou contrárias à ordem pública são rejeitadas pelo INPI.

Sinais que induzem o consumidor ao erro sobre a origem ou natureza do produto também são proibidos.

👉 Em resumo: quem deseja registrar uma marca deve verificar se ela não se enquadra nas restrições do art. 124 da LPI. Uma boa assessoria de propriedade intelectual sempre vai te orientar quanto a essas questões.

Quando o INPI indeferir um pedido, isso significa que o requerente não terá direito exclusivo sobre aquela marca. Ou seja: a marca não será daquele que pleiteou o registro.

Caso o indeferimento decorra de falhas sanáveis (documentação, prazos, taxas), se a marca ainda estiver disponível, o pedido pode ser reapresentado corretamente. Por outro lado, se o INPI considerar a marca como genérica, descritiva ou semelhante a outra, o melhor caminho é reformular o nome e realizar uma nova busca de disponibilidade antes de um novo depósito.

Evitar o indeferimento é uma questão de planejamento e estratégia. Os principais erros a evitar são:

  • não fazer pesquisa de viabilidade antes de escolher o nome;
  • tentar registrar marcas genéricas, descritivas ou com slogans;
  • ignorar as marcas já registradas no INPI.

Antes de decidir o nome da sua marca, realize uma pesquisa completa de disponibilidade (a Reluz realiza de forma gratuita, solicite aqui) e monte uma estratégia de registro bem estruturada.

Fique atento ao seu processo, desde o primeiro passo no depósito, para obter maiores chances de sucesso no registro da sua marca! Assim, você aumenta as chances de sucesso e garante que o seu negócio esteja protegido por uma marca exclusiva.

Quer saber mais sobre o assunto? Fala com a Reluz Marcas!

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